top of page

Sobre

O Ecoespaço Torre de Barro é uma estação de Permacultura localizada no Setor Habitacional Tororó, Brasília-DF, a 15 km da ponte JK. É a sede do grupo Semente N'ativa, onde são realizados eventos como o Curso Fundamentos da Alimentação Consciente. 

Que a paz seja convosco! 

A História do Ecoespaço Torre de Barro começou em 2007. Neste ano foi realizado o inventário florestal e o planejamento permacultural. Com o planejamento permacultural pronto, e com os conhecimentos adquiridos no Curso de Bioconstruções do Ipoema, comecei a construir o que seria a primeira casa do complexo, uma casa térrea feita de superadobe. Depois de muito trabalho, a 1a casa estava pronta em 2008. Era uma casa bem rústica, porém confortável.

 

Em 2009, comecei a construir a famosa "Torre de Barro", construção que dá nome ao Ecoespaço. É uma torre de 8,5 metros de altura, feita toda em superadobe. Por volta da torre, há uma escada que leva aos pavimentos superiores, ao mirante e ao telhado de grama. A "Torre de Barro" ficou pronta em 2010.

 

Em 2011, teve início a reforma geral do Ecoespaço, com o objetivo de readequar o local para cursos. Foi mais um ano de muita luta, até que no final de 2012 tudo ficou pronto. No pavimento superior há um amplo salão que utilizamos como sala de aula, e no térreo uma confortável cozinha integrada a sala de estar, onde são realizadas as aulas práticas de culinária.

 

Cada detalhe foi pensado de acordo com os princípios da Permacultura e da Bioconstrução. A iluminação do salão é natural, a casa é bem ventilada e bem arejada. As paredes de superadobe fazem com que o interior da edificação seja extremamente fresco e agradável. Na Torre de Barro existe um confortável banheiro seco (sanitário que não usa água). Nas outras edificações há banheiros que utilizam sistema de fossa bananeira, onde o esgoto vai para um compartimento e serve de adubo para as bananeiras que estão plantadas na fossa bananeira. Nosso lixo orgânico é compostado em sua totalidade, e depois serve de adubo para o pomar e as hortas orgânicas.

bottom of page